top of page
  • Foto do escritorLuciano Di Lima

Não perca o sono


Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.

Salmos 3:5


O capítulo 3 do livro dos salmos foi escrito por Davi num momento muito difícil de sua vida. Naquele momento ele e seu exército estava correndo um grande perigo por causa da rebelião levantada contra ele por seu próprio filho Absalão. Era então uma situação de tirar o sono, não só por causa de seu filho se levantar contra ele, mas também pelo risco de morte que ele estava correndo. Mas o que faz um homem deitar e dormir com tanta tranquilidade nessa situação? E mais, como acordar com vida correndo um enorme risco de morte? O próprio verso do salmo responde: “Acordei, porque o Senhor me sustentou”. A ansiedade, a inquietude e as preocupações do dia-a-dia são os principais fatores que tiram o sono de muitos. Mas quando estamos sendo sustentado pelo Senhor, nada pode tirar o nosso sono.


Vejamos outros exemplos de pessoas que estavam sendo sustentados pelo Senhor enquanto dormiam:


Jesus → E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?

(Marcos 4:38)

Há circunstâncias em nossas vidas em que parece que vamos perecendo, indo de mal a pior, e parece que Jesus não está se importando conosco. Esquecendo que Jesus está no mesmo “barco” em que nós estamos, e também esquecemos que se nós perecemos, Jesus pereceria também. Deus permite que muitas dessas coisas aconteçam conosco, porque há um propósito, para que a glória de Deus se manifeste em nossas vidas. É o caso da história da cura daquele cego de nascença, descrito no capítulo 9 do Evangelho de João. Neste caso estamos referindo ao milagre de Jesus acalmar uma grande tempestade, e com isso, a glória de Deus ser manifestada. A tempestade permaneceu enquanto os discípulos de Jesus não foram de encontro com Ele.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11:28)

Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. (Salmos 34:4)


Jacó → Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.

(Gênesis 28:10-15)

Nessa história conta que Jacó estava fugindo de seu irmão Esaú, que pretendia mata-lo. E nessa fuga, Jacó decide dormir simplesmente porque o sol já tinha se posto. Essa decisão nunca teria sido tomada por Jacó se ele não estivesse sendo sustentado e guardado por Deus. No sonho que Jacó teve, claramente vemos que Deus e seus anjos estava com ele, guardando-o, e que a promessa que Deus tinha feito ao seu avô Abraão se cumpriria nele.

A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. (Provérbios 12:25)

O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos. (Provérbios 17:22)


Adão → Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

(Gênesis 2:21,22)

Da mesma forma que Deus abençoou a Jacó, neste caso vemos que Deus age em nossas vidas quando estamos despreocupados. Por isso, Deus fez cair um sono pesado em Adão para que Ele pudesse agir. Imagine como o homem agiria no momento em que Deus fez a mulher se ele estivesse acordado. Será que Adão gostaria que Deus tirasse uma de suas costelas?

Muitas das vezes nós impedimos a ação de Deus em nossas vidas, não dando total liberdade para que Ele faça a Sua obra em nós.


Não estou dizendo para que nós sejamos dorminhocos, mas sim, para que o nosso sono, a nossa tranquilidade e a nossa paz não venham serem roubadas pela inquietação.

Mas como venceremos a ansiedade, a inquietude e as preocupações do dia-a-dia, para que as tais não tirem o nosso sono? Jesus disse em Mateus 6:31-34 o seguinte: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. E o apóstolo Paulo escreve em Filipenses 4:6-8 dizendo: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.


77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page